domingo, 19 de junho de 2011

SHAMPOO, Tudo que voce precisa saber.

No português (Brasil) escrevemos “xampu”, no português (Portugal) se escreve “ champô”, em inglês é escrito “shampoo”, seja qual for a forma de se escrever, ao contrario do que muitos pensam, que o shampoo importado é mais eficaz que o nacional, sabendo avaliar, verificaremos que existem muitos xampus nacionais tão bom quanto, ou até melhores que os importados.
Acredita-se que a palavra xampu veio da palavra “chhamna” (idioma Hindi) e significa “fazer massagem”.
No início era usado sabão ou sabonete para lavar os cabelos, posteriormente os cabeleireiros ingleses aqueciam sabão em água e misturavam bicarbonato de sódio, adicionando algumas ervas para melhorarem o aroma.
No início o xampu e sabão eram bem parecidos, ambos eram emulsões tensoativas (substâncias que alteram a superfície de contato entre dois líquidos) ou seja possuem a função de detergente.
A partir do século XX, as formulas foram se aprimorando até chegar ao nível que está hoje, muita tecnologia, qualidade e ... enrolação de marketing.

O xampu é utilizado para remover óleos, sujeira, partículas de pele, caspa, poluentes ambientais e outras partículas que, gradativamente se acumulam no cabelo e couro cabeludo. O objetivo é remover o acúmulo de sujeira desejado, com a menor agressão e deixando os fios controláveis.
O xampu possui surfactante (substância que diminui a tensão superficial), que, ao limpar o cabelo e couro cabeludo, pode remover os óleos naturais que lubrificam o cabelo.

O xampu limpa a proteção do óleo natural que envolve o fio, esse óleo ou sebo, é secretado pelo folículo piloso e é facilmente absorvido pelo fio de cabelo, formando uma camada protetora, protegendo a estrutura do fio de danos, só que essa proteção tem efeitos colaterais, pois esse óleo também absorve partículas indesejáveis.

Embora, os sabões e detergentes também, possuam surfactantes, eles possuem um alto grau de remoção de óleo, no caso do xampu, normalmente é utilizado uma classe diferentes de surfactante que promovem um equilíbrio, evitando assim a remoção do excesso da oleosidade. Algumas industrias, para baratear o xampu, utilizam surfactantes de qualidade duvidosa, comprometendo o resultado. O xampu “acaba” com o cabelo e a culpa é do creme que não tratou, a coloração que não fixou, o relaxamento que danificou o cabelo, etc.
A maneira que o xampu limpa o cabelo é a mesma  do sabão ou detergente, a superfície do cabelo tem uma “camada” hidrofóbica  e inicialmente a água é repelida e a “sujeira” não sai facilmente com a água.

Ao se aplicar o xampu nos cabelos molhados, os tensoativos aniônicos reduzem a tensão superficial da água, permitindo a remoção das partículas de sujeira do cabelo e couro cabeludo.
Abaixo uma formulação básica de um xampu:

INCI: International Nomenclature of Cosmetic Ingredient é um sistema Internacional  de codificação da nomenclatura de ingredientes cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente, criado com a finalidade de padronizar os ingredientes na rotulagem dos produtos cosméticos.


Abaixo a função de alguns ativos que compõe o xampu..


Observações:

01 – A aparência do xampu, mais viscoso, aparência perolizada, é simplesmente aparência, não influencia na limpeza dos fios.

02 – A essência do xampu não tem relação com a limpeza dos fios, é apenas estética.

03 – A espuma formada pela massagem do xampu no cabelo e couro cabeludo é puramente estética e sensorial, não tem nenhuma função em limpar os cabelos, é um subproduto de alguns ingredientes.

04 - O Sal (NaCl) é detergente, molhante, espulmogeno, emulsificante, solubilizante, além de dar maior consistencia ao shampoo auxilia na espuma.
        Em contato com a água ele é totalmente dissolvido e não é depositado no fio e além disso, ninguém deixa o shampoo nos fios.
        O sal, como todo componente quimico, em excesso é prejudicial.  No shampoo ele tem baixa concentração além da associação dele com ativos hidratantes. Portanto, o problema de comprar xampu com ou sem sal  é um mito, pois exceto os xampus “free sulfate” (que o custo x beneficio não compensa), todos possuem um sal.


É bom avaliar bem o xampu, pois o marketing, peso do nome de uma marca acabam elevando muito o preço do xampu.


Estive em um salão porte médio e a proprietária, me questionou a respeito do xampu que ela estava usando, pois tinha uma ótima qualidade, mas o preço dele também era muito alto e ela não estava conseguindo repassar o custo para os clientes, então vi na prateleira um xampu (que também eu conheço) que custa a 40% menos que o outro de uma marca famosa. É bom observar que este salão é honesto, pois ele usa aquele produto que está sendo cobrado e não faz como alguns salões que dizem que usam um produto, cobram pelo preço dele e utilizam outro, lesando os clientes.

Peguei uma amostra de cada xampu (o de marca famosa, mais caro, e o de marca não famosa, mais barato), solicitei que a cabeleireira (proprietária do salão) dividisse a cabeleireira da modelo em 2 partes (direita e esquerda), e sem saber qual era o xampu, lavasse cada parte com um xampu.

Durante todo o processo de lavagem, e finalização, ela não percebeu diferença entre os produtos, solicitei que ela repetisse o processo 2 vezes por semana durante 1 mês, para que a avaliação tivesse mais detalhes, o resultado? Não havia diferença entre os xampus, apenas o preço. Ela naturalmente optou em utilizar o xampu, que, mesmo não tendo marketing agressivo, e nem ser marca famosa, ela teria um resultado tão bom quanto, garantido a satisfação dos clientes e consequentemente poderia cobrar um preço mais justo dos serviços onde é utilizado o xampu.


Portanto, cuidado ao utilizar xampus “milagrosos”, o ideal é utilizar xampu ideal para cada tipo de cabelo, ou seja, cabelos coloridos, secos, oleosos, naturais, e etc...

Antes de tratarmos de Condicionador, no próximo artigo descreveremos as funções das principais matérias primas utilizadas nos produtos cosméticos.

Para maiores informações sobre esse assunto, entrem em contato através do email:
contato.efpconsultoria@gmail.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PESO MOLECULAR, MICRO, NANO

Em continuação ao último post, estaremos tratando de um assunto que é muito comentado:

PESO MOLECULAR
No último curso que eu ministrei, um participante trouxe uma apostila informando que o peso molecular do produto “XXXXX” era 600, esse profissional me perguntou o que era o “600”, perguntei ao profissional o por quê ele não perguntava para o técnico do responsável pela apostila. A resposta foi: “já perguntei e não souberam me informar”.  Muito se fala em peso molecular, mas o que é peso molecular?
O Peso Molecular de um composto químico é calculado através da soma dos pesos atômicos dos átomos (elementos) que constituem o composto, ou seja, é o tamanho da molécula de um composto.
O “u”, uma, ou Da (dalton) é  uma unidade de medida de massa utilizada para expressar a massa de partículas atômicas (massas atômicas de elementos ou compostos). Ela é definida como 1/12 da massa de um átomo de Carbono-12 em seu estado fundamental. É representada por:
1u=1,660538782(83)x10-27

Para se calcular o peso molecular é necessário conhecermos a massa atômica de cada elemento químico que compõe a molécula, exemplo:

A fórmula da água é H2O, ou seja,  possui:
2 Hidrogênios e 1 Oxigênio.

A massa do Hidrogênio é 1,00784 u e do Oxigênio é 15,9994 u.
Calculando o peso de uma molécula da água:

H2O:

(2 x 1,00784) + (1 x 15,9994) = 18,01508 u, ou
18,01508 x (1,660538782(83)X10-27) kG.

Vamos trabalhar mais um pouco, abaixo está representado uma molécula de Cisteína, bem conhecida de todos, pois é um dos principais aminoácidos que compões a queratina:
Ela possui:
Ø 7 H (Hidrogênio)

Ø 3 C (Carbono)

Ø 2 O (Oxigênio)

Ø 1 N (Nitrogenio)

Ø 1 S (Enxofre)


Multiplicando a quantidade pelo peso de cada elemento teremos:
(H) 7 x 1,00794 = 7,05558
(C) 3 x 12,0107 = 36,0321   
(O) 2 x 15,9994 = 31,9988
(N) 1 x 14,0067 = 14,00067
(1) x 32,065       = 32,065

Totalizando = 121,151818 ou
121,151818 X [1,660538782(83)X10-27 ] kg

É só fazer as contas, simples, não?

Todo esse trabalho para apenas 1 molecula de cisteina, agora imaginem um produto que possue queratina (18 aminoácidos) e cada aminoacido com vários elementos quimicos, aí esse mesmo produto com ceramidas, mais vários elementos quimicos, isso sem contar a base, e outros ativos que também são compostos por elementos químicos, é uma coisa de louco, e muitos vendedores, técnicos e cabeleireiros ficam questionando qual o peso molecular de um produto, me desculpem a sinceridade, mas essa discussão é perda de tempo, é um assunto que não tiramos proveito.

O que devemos saber é que um fabricante responsável, trabalha o “tamanho” dos ativos de acordo com a utilização do produto, como por exemplo, os produtos destinados “penetrar” no córtex, devem ter ativos com menor peso molecular, agora os produtos destinados a finalização podem ter ativos com peso molecular maior. Não é mais fácil deixar o fabricante de matéria prima e o fabricante de produtos com essa preocupação?


NANO, MICRO, ETC

Muito se fala em nano, micro e é percebido, e com certa frequencia, o técnico, o vendedor, cliente do salão apenas falam porque ouviram falar, e abaixo a descrição dessas medidas:

Ø Metro (m):
Em 1983 (unidade de base ratificada pela 17ª CGPM), o metro foi definido como sendo o comprimento do trajeto percorrido pela  luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo. A adoção desta definição corresponde a fixar a velocidade da luz no vácuo em 299.792.458 m/s.

Ø Decímetro (dm)
1 dm = 0,1 m

Ø Centimetro (cm)
1 cm = 0,01 m

Ø Milímetro (mm)
1 mm = 0,001 m

Ø Mícron (µm)
1 µm = 0,000001 m

Ø Nano (n )
1 n = 0,000000001 m



Na minha opinião é mais importante eu utilizar um produto, com um procedimento que realmente de resultado e meu cliente fique satisfeito, do que ficar esquentando a cabeça com esses detalhes.

O assunto de pH, Peso Molecular, de Medidas, é bom termos uma idéia do que é, mas tem muito mais assuntos para nos preocuparmos, como por exemplo estudar os ativos e suas funções,  saber como age cada ativo de alisamento, saber como age uma coloração, descobrir o por quê? uma coloração não fixa, isso sem depender de marca. Esses assuntos serão postados futuramente.

Recebi alguns e-mails solicitando mais informações sobre Shampoos, e como foram vários e-mails sobre o mesmo assunto, o próximo artigo será sobre SHAMPOO, inclusive será apresentado uma fórmula, onde será detalhado as matérias primas e suas funções.

Caso queiram, podem entrar em contato pelo email contato.efpconsultoria@gmail.com.